Quem vai cair para a segunda divisão? As chances de cada time, faltando 6 rodadas para o fim do Braisleirão 2011

O Brasileirão 2011 terá a queda de 4 times para a segunda divisão do ano que vem. São 7 times que estão ameaçados. Ou melhor, o América MG já caiu, pois conta com apenas 1% de chance de não ser rebaixado, segundo o site Infobola.

Restam 6 times na disputa, dos quais três irão cair junto com o Coelho, e três irão se manter na Série A em 2012.

As chances de escapar da degola são bem restritas para Avaí (7%). Um pouco menos para Atlético PR (22%) e Ceará (31%). Cruzeiro (67%), Bahia (83%) e Atlético MG (90%) estão perto de se garantir na série A, mas ainda precisam tomar cuidado.

O gráfico do aproveitamento dos times pode ajudar a esclarecer alguma coisa (clique que amplia):

Como se vê, Atlético PR e Avaí são times que ficaram o campeonato inteiro com aproveitamento muito baixo. Quase nulo no início, mas ascendendo a um patamar sempre próximo a 30% no final do primeiro turno. Muito pouco para quem pretende se manter na série A.

Mas acontece que no segundo turno o aproveitamento de Cruzeiro e Ceará foi ridículo. Ambos têm apenas uma vitória, e sete pontos somados em 13 rodadas – o que dá um aproveitamento de 18%.

É só essa terrível maré de ruindade do Vozão e da Raposa que permite sonhos maiores a Avaí e Atlético PR. E é aí que se pode pensar as possibilidades destes dois times.

O Avaí tem a missão mais difícil: precisa fazer 3 pontos a mais que Atlético PR, 4 a mais que Ceará e 6 a mais que Cruzeiro. Missão praticamente impossível, se conferirmos que o Avaí fez, em 13 rodadas do segundo turno, apenas 5 pontos a mais que Cruzeiro e Ceará, e 1 ponto a menos que o Atlético PR.

O Atlético PR ainda tem o direito de sonhar: precisa manter-se melhor que o Avaí, e fazer 3 pontos a mais que o Ceará e 4 pontos a mais que o Cruzeiro. Em 13 rodadas do segundo turno, já somou 6 pontos a mais que ambos, o que significa que ainda pode sonhar com alguma coisa.

Bahia e Atlético MG estão um patamar acima. O Bahia veio se mantendo de maneira consistente na casa dos 37% de aproveitamento ao longo do torneio. Está em ligeira queda no desempenho recente, mas os 4 pontos acima da linha de rebaixamento dão um certo conforto. O Atlético MG vive situação ainda mais confortável, pois tem os mesmos 4 pontos de vantagem, só que vem em desempenho ascendente no segundo turno.

Outro gráfico que pode ajudar a pensar as possibilidades é o do desempenho recente, ou a soma dos pontos de cada um nas últimas 5 rodadas (clique que amplia):

Por este gráfico poderíamos dizer que as coisas ficam como estão.

O Ceará seria o que tem a missão mais simples entre os que hoje estão na zona de rebaixamento. Só precisa se manter melhor que o Atlético PR, e precisa fazer 3 pontos a mais que o Cruzeiro. O problema é que, dos últimos 15 pontos que disputou, o Ceará somou apenas 1 – teve um empate e quatro derrotas nas últimas 5 rodadas. Será capaz de esboçar uma reação heróica? Ou está condenado?

Situação oposta vive o Atlético MG. Depois de ter chegado ao fundo do poço na última rodada do primeiro turno, quando acumulou 5 derrotas em 5 jogos, o Galo reagiu. Nas 4 primeiras rodadas do segundo turno somou 3 vitórias. E voltou a fazer vitórias em seqüência na 31ª e 32ª rodadas, o suficiente para fazê-lo subir várias posições na tabela.

O Bahia é o que vem pior no desempenho recente, somando apenas 3 pontos em 5 rodadas. Mas tem 2 de vantagem para o Cruzeiro, 4 para o Ceará, 5 para o Atlético PR e 7 para o Avaí. Nenhum destes mostrou capacidade, pelo desempenho recente, de superar esta diferença que os separa do Bahia.

A não ser que alguma transformação muito grande aconteça no desempenho dos clubes nas próximas rodadas, as últimas posições já estão consolidadas, e os quatro rebaixados serão os que hoje ocupam a zona de degola.

P.S. Os gráficos são interessantes para observar o “efeito Cuca”. Quando estava no Cruzeiro, o time vinha bem, era cotado até mesmo como candidato ao título. Depois de sua saída, o Cruzeiro só piorou. O time chegou a estar na 6ª posição na tabela, e hoje está entre os piores do campeonato. Cuca assumiu o Atlético MG em condições totalmente adversas. O time esteve na penúltima posição da tabela no final do 1° turno, e hoje já pode respirar aliviado. Quem diria que o Atlético terminaria o ano à frente do Cruzeiro?

–x–

Veja os outros textos desta série:

A disputa por vaga na Libertadores no Brasileirão 2011: as chances de cada time, faltando 6 rodadas

Times com chance de ser campeão Brasileiro em 2011, faltando 6 rodadas

–x–

Atualizando:

As chances de cada time no Brasileirão 2011, faltando 2 rodadas

Author: andreegg

Músico, historiador, professor.

15 Comments

  1. O Cuca não tem nada a ver com isso. Ele não teve nenhuma vitória pelo Cruzeiro no Campeonato Brasileiro, foi com o Joel Santana que o Cruzeiro teve um período bom durante o campeonato, depois ele foi demitido de forma completamente bizarra pela diretoria.

    Quanto ao Galo, a pontuação é normal, ele teve a MESMA sequencia de 3 vitórias no primeiro e no segundo turno contra os piores times do campeonato, que o Cruzeiro enfrenta nas últimas rodadas, justamente quando o time teve sua recuperação no primeiro turno.

    • @Mateus Araújo,

      as duas vitórias recentes do Galo foram contra o Fluminense fora e contra o Palmeiras em casa.

      O Palmeiras está mesmo entre os piores times no segundo turno. Mas mesmo assim está melhor que o Cruzeiro.

      O Cruzeiro já enfrentou o América MG no segundo turno, como mandante, e ficou no 0×0.

      E no fim do primeiro turno o Cruzeiro perdeu para o Atlético PR, na 16ª rodada, quando o time paranaense era o vice-lanterna.

      A melhor posição do Cruzeiro foi o 6° lugar, na 11ª rodada, depois disso, sob o comando de Joel Santana, o clube só caiu de rendimento. É por isso que ele foi demitido.

      • @andreegg, Você não refutou a minha hipótese (de que o que fez diferença mesmo foi a qualidade dos adversários), mas ainda assim, acho que sua conclusão de que a variável determinante é o Cuca não aparece por que você não leva em consideração uma série de outras variáveis, como a ausência de Fred e do reserva Rafael Moura no confronto contra o Atlético-MG.

        O Cruzeiro está mal como está por causa do desmanche do time promovido pela diretoria, não por que o Cuca saiu.

        E o Atlético-Mg, está melhor do que o Cruzeiro agora, mas ainda assim muito mal, a despeito do treinador.

        Mas o que eu quero dizer mesmo é que não dá para medir o desempenho dos times como se fosse uma tendência contínua de evolução (fases do time) por que isso não leva em consideração a qualidade dos adversários (nem em abstrato nem considerando as circunstâncias – lesões e suspensões de jogadores chave).

  2. magina o palmeras nao vai cair nao nos coritianos vamos perderpra elespra eles nao cair mintirozo

  3. “Quem diria que o Atlético terminaria o ano à frente do Cruzeiro?”

    Quem diria? Ora, você mesmo o disse, mon ami, lá no longínquo 15 de agosto de 2011:

    “se tem uma coisa que eu arrisco dar uma certeza é que com o Cuca o Galo não cai. Ele é o técnico certo para um time sem estrelas e que precisa de jogo coletivo. (…)
    Nem duvido que o Galo termine melhor que o Cruzeiro, que fez a besteira de contratar um Joel Santana.”

    Dou mão à palmatória: o tempo mostrou que você estava certo. O Cuca conseguiu dar uma melhorada no Galo. O time não está lá essas coisas, mas não vai cair, o que já é uma grande coisa, dadas as circunstâncias e a uruca que paira sobre o Galo.
    Já o Cruzeiro… Tomara que meu Mengo faça sua parte hoje e empurre o circo dos Perrella um pouco mais para o abismo.
    Abraço!

  4. Após esta rodada de hoje! O Cruzeiro tem chances reais de cair!

  5. Toda arrogância será castigada, a humildade faz parte da grandeza do ser humano. As chances do cruzeiro cair é grande e se concretizar a queda, não sei onde muitos cruzeirenses enfiarão a cara, inclusive o falastrão do seu presidente.

  6. Pois é, o Perrela ganhou a cadeira do Itamar Franco no senado e agora é vitalicio, vai encher o bolso mais tranquilo, e pra encerrar o ciclo de negociatas no cuzeiro vendeu os jogadores que ainda dava algum caldo nesse time e rachou fora rindo a toa e deixou a bomba para o ex-vice dele Gilvan de Pinho Tavares segurar, mui amigo ele hein.
    Agora se o time cair pra segunda divisão quero ver o Perrela mudar de nome como ele mesmo disse no programa da alterosa.
    Confira no link http://www.alterosa.com.br/html/noticia_interna,id_sessao=8&id_noticia=60719/noticia_interna.shtml

    Sujestão do pessoal: Zeze pereba, ruela, tramela, taiobinha…

    Vamos aguardar como dizia o Adilson Batista.

  7. É o que os Perrelas queria eles vão conseguir. manchar a histoira do Cruzeiro.
    sabem como matar os perrelas de uma só vez?
    coloque todos em um avião quando ele tiver a 20 mil pés atire uma moeda de 0,50 centavos todos morrem para pegar a moedinha….

  8. Coisa feia em Perrelas !
    Será que os cruzeirenses vai ter que aguentar as gozações dos atleticanos por causa da ganancia de vocês ?
    vcs são os verdadeiros responsaveis por esta crise do cruzeiro, vcs não podem ver dinheiro, por que demontou o time ?
    isto é, se não ficar de molho na segunda divisão ou até cair pra terceira, lembrem-se que o fluminense chegou até a terceira divisão mais teve a mão amiga da CBF pra o colocar de novo como convidado na primeira divisão, coisa que o cruzeiro não terá por ser de minas gerais.

  9. Perdi meu emprego, minha mulher me abandonou, estou com micose no pé, perdi um dente na frente e agora só dou risadas de boca fechada e pra piorar estou com o nome todo sujo e sou cruzeirense. Vou ter que assistir jogo terça e sexta em 2012, mas quer saber, que venha 2012 se eu estiver vivo ate la.

  10. Acho que apesar de tudo, o que esta acontecendo, este ano para o cruzeiro e totalmente, desconhecido …..diante de tudo o que estamos acostumado a ver do time, que durante estes anos atras, tem sempre ficado entre os seis primeiros do campeonato, acho q nenhum torcedo cruzeirense gostaria de ver o seu time cair, assim como qualquer outro torcedo de outro time nao gostaria! A realidade e que o time demonstrou durante todo o campeonato indice de aproveitamento muito a abaixo do que estamos acostumado a ver, chances de matar o jogo, e perdendo a oportunidade de talvez hoje de estar em uma situacao melhor……aqui se faz, aqui se paga nao e? o time vai te que entrar com energia maxima para pode permanecer na serie A do campeonato, e assim ficando ou nao, tera que repensar em todos os erros que cometeram este ano, diretoria, comissao, jogadores, todos tem uma parcela de culpa, nao tem o individualismo nesta hora, o cruzeiro em si, deixou a deseja para ele mesmo, e principalmente para a sua torcida!!

    • Acho que os Perrela são para o Cruzeiro como era o Eurico Miranda para o Vasco: roubando tudo o que podem, e afundando o time na maior corrupção. Mas a torcida achando bom enquanto aquilo resultava em alguns títulos. É uma situação que não dura para sempre, e uma hora o clube acaba pagando a conta. Coritiba e Vasco já passaram por momentos como esse, e pode-se dizer que souberam se reerguer. Tomara que o Cruzeiro consiga, um dia.

      Os únicos que conseguem ficar assim indefinidamente são o Flamengo e o Corinthians, importantes demais para a CBF e a Globo – de modo que sempre tem todas as possibilidades de as regras mudarem para eles se darem bem.

  11. amanha é o grande dia e eu estou confiante q o cruzeiro nao vai cair quem deveria cair é o atletico-mg por alem de se time de serie Z nao tem a metade dos titulos q o cruzeiro tem e nei pretende ter..zeirooooo!!!!!!!